Abertura de empresas cresce 21% no primeiro semestre em Santa Catarina

Abertura de empresas cresce 21% no primeiro semestre em Santa Catarina

- in Santa Catarina
371
0

Por ASCOM | SICOS – 4 de julho de 2025

O empreendedorismo catarinense segue em expansão. De acordo com dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), o número de novas empresas abertas no primeiro semestre de 2025 cresceu 21,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O salto foi de 62.212 novos negócios em 2024 para 75.573 neste ano, evidenciando o aquecimento da economia estadual.

O resultado positivo, segundo o levantamento, é obtido a partir do saldo entre empresas constituídas e empresas extintas no período. Ao todo, foram constituídas 154.718 empresas de janeiro a junho de 2025, frente a 127.996 no mesmo intervalo de 2024.

Setores em destaque

Os novos negócios abrangem diferentes ramos da economia. O setor de transporte e armazenagem lidera o crescimento, com o registro de 11 mil novos CNPJs — aumento de 36% em comparação ao ano anterior. Na sequência aparecem os segmentos de comércio e reparação de veículos (9,6 mil), atividades administrativas (9,2 mil), construção (7,8 mil), indústria da transformação (7 mil) e atividades profissionais e técnicas (6,8 mil).

Predomínio de pequenos negócios

A maior parte das novas empresas abertas no semestre corresponde a Microempreendedores Individuais (MEIs), que somam 62,7 mil, representando 83% do total. As sociedades limitadas (LTDA) aparecem com 21,9 mil registros, seguidas por outras naturezas jurídicas, como Empresário Individual, sociedades anônimas e cooperativas.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou a importância do segmento para o dinamismo da economia catarinense:

“As micro e pequenas empresas são um segmento fundamental para a economia catarinense. Elas estão ligadas principalmente ao setor de serviços, garantindo dinamismo e diversidade para a atividade econômica. Os pequenos negócios também se destacam pela geração de oportunidades, especialmente os MEIs, que são alternativa de renda, bem como de formalização”, afirmou Dreveck.

Tempo de abertura reduzido

Outro dado relevante é a redução do tempo médio para abertura de empresas em Santa Catarina, que caiu de 4,6 horas em 2022 para 2,2 horas em 2025. A agilidade é resultado das ações de desburocratização e modernização promovidas pela Jucesc.

O presidente da Junta Comercial, Fernando Baldissera, reforçou os avanços:

“A Junta tem realizado uma série de investimentos e modernizações para melhor atender o empreendedor. Conforme determinado pelo governador Jorginho Mello, temos trabalhado para simplificar, facilitar e desburocratizar o processo de abertura de empresas. Com isso, fortalecemos o ambiente de negócios bem como a segurança jurídica, favorecendo a atividade econômica.”

Maiores saldos por município

Confira os municípios catarinenses com maior saldo de abertura de empresas no primeiro semestre de 2025:

  • Florianópolis: +7,3 mil
  • Joinville: +7,2 mil
  • Itajaí: +4 mil
  • Blumenau: +3,8 mil
  • São José: +3 mil

O desempenho reforça a força do empreendedorismo regional e a atuação do poder público em estimular a formalização e a geração de empregos no estado.


Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

🔍 BUSCAS NO RIO CANOINHAS CONTINUAM, MAS HOMEM AINDA NÃO FOI ENCONTRADO

Equipes do Corpo de Bombeiros de Três Barras e Porto União realizaram nova varredura subaquática nesta quarta-feira