90 anos da Fábrica de Máquinas Lampe

90 anos da Fábrica de Máquinas Lampe

- in Rio Negrinho
206
0

A Câmara Municipal de Rio Negrinho, por intermédio do vereador Ivo Antunes apresentou Moção de Aplauso para a Fábrica de Máquinas Lampe, em virtude dos 90 anos de atuação da tradicional empresa de Rio Negrinho, completou no último dia 25 de outubro, 90 anos de fundação. O pioneiro Carlos Lampe foi o responsável pelo empreendimento, trocando outro negócio no interior da cidade por um terreno no Centro. A arriscada troca deu certo, tanto que a empresa permanece em atividade até hoje, tornando-se a mais antiga de todo o Planalto Norte. A trajetória começou em 1928, quando Carlos Lampe operava uma serraria na localidade de Butiá, no Distrito de Volta Grande.
No início, a empresa, sob o nome de Oficina Mecânica Carlos Lampe, fabricava carroças de madeiras com rodas de ferro, além de implementos agrícolas como foices, enxadas, machados e etc. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, houve grande racionamento de combustível. Nesta época, a empresa inovou e decidir investir na produção de gasogênio para veículos e caminhões. O equipamento funcionava com dois cilindros acoplados na parte traseira dos veículos, queimando madeira e retirando o gás do carvão como combustível.

Na década de 1950 os proprietários dariam um passo que mudaria os rumos da empresa. Naquele ano Carlos Lampe comprou o primeiro torno mecânico da empresa. Sua esposa dava aulas de costura e com o dinheiro do curso pagavam as prestações do torno. Com o novo maquinário, a já nomeada Máquinas Lampe começa a produzir ferramentas para outras empresas, como desempenadeiras, furadeiras e o primeiro torno copiador semiautomático para madeira no Brasil.

Com o falecimento de Carlos Lampe em dezembro de 1971, os filhos Bráulio e Alcides assumem as rédeas da administração. Otto passa a comandar os trabalhos de produção em 1984. Já Rene entra na empresa 10 anos após, cuidando até hoje da parte comercial da Lampe.

Hoje a empresa está sob os cuidados de Carlos Otto e Rene Lampe, netos do fundador Carlos Lampe. Com 22 funcionários, a Máquinas Lampe é uma das mais antigas do Planalto Norte. Atualmente a empresa fabrica destopadeiras automáticas, furadeiras múltiplas, máquinas para finger-joint, prensas de alta frequência, pistas de roletes e etc. As máquinas produzidas em Rio Negrinho já foram para México, Guiana Francesa, Argentina e Bolívia.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Milhares participam da Abertura do Natal Encantado de Rio Negrinho

Milhares de pessoas participaram hoje 17/11 da abertura