Trabalho socioambiental inédito faz a diferença durante execução das obras do Samae

Trabalho socioambiental inédito faz a diferença durante execução das obras do Samae

- in São Bento do Sul
196
0

As obras de implantação da rede coletora de esgoto das sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento estão completando 1 ano, e juntamente com as obras, os trabalhos socioambientais coordenados pela assistente social Tais Spezia que trabalha com a equipe da empresa Painel Consultoria e Pesquisas vem fazendo toda a diferença neste grande processo.

Conforme Tais, no próximo dia 18 o trabalho sócioambiental estará completando um ano. “Nossa primeira ação foi o reconhecimento de toda a área que seria abrangida pela obra, pois nosso trabalho envolve todos os moradores que residem nesta área. Nossa ação de maior impacto são as visitas domiciliares, onde conversamos com cada família que será impactada pela obra”, explicou.

Somente no ano de 2018 foram realizadas 932 visitas, e até o dia 30 de junho deste ano foram mais 553 visitas. “Nós temos um total de 2260 visitas mapeadas na região impactada pela obra, e este trabalho prosseguirá inclusive após a conclusão das obras, pois realizaremos ainda uma segunda visita em todas as 2260 famílias mapeadas, para trabalhar a conscientização da ligação de sua residência à rede de esgoto”, comentou Tais.

Neste primeiro momento o objetivo do trabalho sócioambiental é a conscientização das pessoas para que entendam a importância da obra. Informações sobre toda a obra também são repassadas e, por fim, todas as orientações para que os moradores ainda não realizem a ligação de sua residência à rede são repassadas, pois a rede ainda está em obras e não pode receber material até sua conclusão e ligação com a estação de tratamento de esgoto.

Respeito e participação

O trabalho sócioambiental é acima de tudo uma ação de respeito para com as pessoas impactadas pela obra. Conforme o presidente do Samae Fridolino Van Den Boom, as pessoas estão sentindo-se respeitadas. “Nunca os moradores receberam visitas de profissionais para avisar de uma obra, para conversar sobre como agir durante os trabalhos, e muito menos receberam material explicativo como estão recebendo agora. É uma ação realmente de respeito para com o cidadão”, comentou.

Com este trabalho a população também participa do processo, pois cada visitado recebe um adesivo que ele mesmo aplica no local de sua propriedade. Com este adesivo aplicado, as equipes da obra sabem exatamente onde deixar a espera para conexão à rede de esgoto. As esperas são instaladas exatamente onde cada morador indica com o adesivo.

No transcorrer das obras a equipe sócioambiental também vem realizando reuniões com a sociedade e com a imprensa, para que um diagnóstico atualizado sempre seja repassado e discutido.

Sobre divulgação e conscientização inclusive, diversas palestras foram realizadas para 443 alunos de 6º ano de 9 escolas no entorno da obra. “Este foi um momento muito positivo, pois esses alunos levarão as informações para seus familiares, e assim podemos multiplicar a conscientização na sociedade”, disse Tais.

Para concluir esta fase de conscientização com os alunos, todos ainda participarão de uma visita à ETE para conhecerem na prática como é o tratamento do esgoto no município.

Cinema e conhecimento

Ainda como parte das ações realizadas pelo trabalho sócioambiental serão realizadas sessões de cinema nos três CRAS do município. Durante estas sessões serão exibidos filmes para conscientização.

E nas escolas ainda serão realizadas Feiras do Conhecimento, com o objetivo de mobilizar a comunidade e proporcionar ainda maior conscientização. “O trabalho é realmente amplo junto a sociedade. A conscientização quanto a importância da obra, quanto a participação da população, e quanto ao comprometimento de todos para com o meio ambiente é o que estamos trabalhando, e registra-se que a população está aceitando muito bem esta forma de abordagem”, concluiu Tais.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

PM Prende Traficante no bairro Bohemerwald

A ação dos Policiais Militares iniciou com uma abordagem do condutor e passageiro de um veículo Fiat na Rua Jorge Diener, Bairro Oxford.