16 DE MAIO: O DIA DE QUEM CUIDA DA LIMPEZA DA CIDADE

16 DE MAIO: O DIA DE QUEM CUIDA DA LIMPEZA DA CIDADE

- in São Bento do Sul
260
0

A data de 16 de maio é o Dia do Gari. Se a cidade está sempre bonita e limpa para que moradores e turistas possam apreciá-la, há um trabalho árduo sendo realizado diariamente. Pode parecer invisível aos olhos de alguns, mas os servidores da limpeza urbana da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, apelidados carinhosamente de “Margaridas” e “Cravos”, começam cedo a tarefa de garantir a limpeza das vias públicas da cidade.

No município, são 15 mulheres e 2 homens atuando na limpeza das ruas (região central, Parque 23 de Setembro e proximidades). O que pouca gente sabe, é que eles trabalham todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Além da limpeza das ruas, eles também são encarregados de fazer a poda dos canteiros centrais.

Com 23 anos de trabalho como “Margarida”, Juraci Feliciano Pereira não se arrepende de ter largado o emprego da fábrica e ido para a prefeitura trabalhar na limpeza das ruas e praças. “No primeiro dia, eu e minha amiga falamos que só íamos ficar até o horário do almoço e íamos embora. Aconteceu que estou há mais de 20 anos aqui. A gente se acostumou bem com esse trabalho e não queremos largar de jeito nenhum”, conta ela. Ao ser chamada para trocar de serviço, Juraci chorou e pediu para continuar como margarida. “No começo nós tínhamos vergonha de trabalhar, mas hoje ganhamos o respeito da população”, afirma. A filha de Juraci também atua como margarida.

Para dar conta de todos os afazeres, elas começam às 7h30 e só param Às 17 horas, no horário de almoço e no breve descanso do lanche. Na segunda e sexta-feira ocorre o “faxinão” no centro da cidade, para deixar tudo limpo para o final de semana. Às terças e quartas, elas limpam e capinam as ruas do centro. “Pegamos uma faquinha e limpamos todo o mato que cresce nos canteiro e na escadaria da Igreja”, explica a margarida. Já às quintas-feiras, dividem-se em grupos para fazer a região próxima a Pimpão, Hipermercado Germânia, delegacia, rua Nereu Ramos e proximidades do Roberto Grant.

“O trabalho é pesado, mas nós nos divertimos bastante”, garante a servidora Eroni Almeida. “Aqui estamos ao ar livre e em contato com várias pessoas”, diz. Ela começou no trabalho porque a mãe, hoje aposentada, também trabalhou como margarida. Em dias de festas, como a Schlachtfest e Stammtisch, elas levantam de madrugada e começam a limpeza ainda mais cedo, às 5 horas. “É preciso deixar tudo limpinho até às 7 horas”, fala Eroni.

A equipe não mede esforços para cumprir toda a rotina diária, mesmo em dias em que a condição climática é desfavorável. “Faça frio ou calor, encaram o trabalho com muito profissionalismo e estão sempre de bom humor”,

“Nós estamos sempre brincando uma com outra. Quem passa se surpreende com a nossa alegria diária. Mas pra que vamos ficar tristes, se conseguimos nos divertir e gostamos com do que fazemos?”, afirma Juraci.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Pela segunda vez motorista é preso embriagado

BAIRRO BRASÍLIA: CONDUTOR EMBRIAGADO SE ENVOLVE EM ACIDENTE