RINS, FÍGADO E CÓRNEAS CAPTADOS NO Hospital Santa Cruz

RINS, FÍGADO E CÓRNEAS CAPTADOS NO Hospital Santa Cruz

- in Canoinhas
793
0

Na tarde desta terça-feira, 21, a Comissão Hospitalar de Transplante (CHT) do Hospital Santa Cruz de Canoinhas realizou mais uma captação de órgãos, desta vez com a assessoria da equipe de Florianópolis.

Até 7 pessoas poderão ser beneficiadas com os órgãos captados no HSCC. Rins, fígado e córneas foram doados graças a consciência de uma família, que mesmo no seu momento de maior dor, autorizou o transplante que poderá salvar muitas outras vidas.

Os dados da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina – Sc Transplantes – de julho de 2018, aponta 323 pessoas aguardando por um transplante de rim, 24 pessoas por um fígado e 55 pessoas por córnea. Somando com outros órgãos a fila de espera por transplantes no Estado conta com 469 pessoas. Segundo Karin Adur da CHT do Hospital Santa Cruz, estes dados só ressaltam a importância de informar a família sobre o desejo de doar: “Muitas vezes temos casos favoráveis à doação de órgãos, e não conseguimos a autorização dos familiares. Isso porque o momento é de extrema dor e sofrimento, o qual torna difícil a compreensão e aceitação do real benefício do gesto. Por isso é tão importante deixar dito à família o desejo de doar. Não basta ser doador sem reforçar com a família, porque somente o familiar de primeiro grau poderá autorizar”, explica Adur.

Esta é a terceira captação de órgãos realizada no Hospital Santa Cruz no ano de 2018. Em setembro a entidade realizará a Segunda Pedalada “Sou Doador” que visa conscientizar a importância de ser doador de órgãos e salvar vidas.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Acidente envolve três veículos na BR-280, em Três Barras

Acidente aconteceu na localidade da Barra Grande, proximidades