Projeto JEPP leva empreendedorismo para crianças

Projeto JEPP leva empreendedorismo para crianças

- in São Bento do Sul
124
0

São Bento do Sul está recebendo um upgrade especial na educação dos jovens estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio da parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, o Sebrae capacita professores para a aplicação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com o objetivo de levar mais atitude empreendedora até as crianças e jovens. Um programa dentro do Projeto São Bento Empreendedora.

Nas dependências da Univille, professores da Rede Municipal de Ensino participam da capacitação do programa. Nesta semana, o prefeito Magno Bollmann, a secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adelino Denk foram às salas de capacitação aos professores para passar mais informações sobre o projeto.

O secretário Adelino destacou que hoje em São Bento já existe a Sala do Empreendedor, um espaço destinado a dar suporte aos microempreendedores individuais do município, fazendo um encaminhamento mais ágil com relação aos processos de abertura e funcionamento das microempresas.

“Dentro da metodologia, objetivo é trazer a educação financeira e empreendedora para a criança já saber qual a profissão e com o que gostaria de trabalhar, além de obter uma informação maior sobre o que é empreender”, disse. “A economia digital que estamos vivendo, está gerando cada vez menos empregos tradicionais, ou seja, precisamos ensinar os jovens para que lá no futuro tenham a oportunidade de empreender e inovar para ter novas oportunidades para o mercado de trabalho”, completou Adelino.

Para quem quiser saber mais sobre as mudanças que nos aguardam no mercado de trabalho, o secretário sugere assistir o vídeo “Convergência”, a quarta revolução industrial, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=rbXJMAFRM7I. Para Adelino, que também é professor, a missão de ser professor é uma das mais nobre do mundo, pois forma todas as outras profissões.

Conforme o prefeito Magno Bollmann, hoje em São Bento do Sul, somente no ano passado, foram cadastradas 402 novas MEI’s, totalizando hoje em 2600 microempreendedores individuais no município. “Com a inovação da tecnologia, é preciso se adaptar e buscar novos conhecimentos. Para isso, é fundamental desburocratizar o sistema de acesso às empresas”, ressalta o prefeito. E o mais importante, segundo Magno, é fazer aquilo que gosta e tem vocação. “Temos ciência de que o resultado deste projeto será obtido a longo prazo, a partir da aplicação de valores cidadãos para as nossas crianças”, finalizou.

De acordo com a secretária Rosemari, o JEPP é inicializado com a capacitação de professores para que estes apliquem a metodologia em sala de aula.“Os professores são referência para os alunos, não só no Programa, mas em todas as suas ações. A educação pode mudar o rumo de muitas vidas e o Programa tem por objetivo ajudar a fazer com que isso aconteça”, destaca a secretária. Segundo ela, desde a primeira semana de aula desse ano letivo, os professores capacitados já começam a propor e desenvolver as atividades do JEPP, repassando o conhecimento aos alunos.

A metodologia do projeto é toda desenvolvida pelos alunos. Ela é criada através das aulas especiais que estimulam as características empreendedoras através de atividades lúdicas. No final do processo são realizadas feiras de negócios em parceria com os pais, professores e demais membros da comunidade. “Nosso grande objetivo é promover, com o protagonismo, a autossustentabilidade, dando a oportunidade de formação empreendedora para o jovem no mercado de trabalho”, enfatiza Rosemari.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Brasília ano 75 é atração onde passa

O seu Alfonso Staffen, morador do bairro 25