Projeto Conheça São Bento realiza visitas no centro da cidade

Projeto Conheça São Bento realiza visitas no centro da cidade

- in São Bento do Sul
97
0

Aconteceu nesta terça-feira, 03, mais uma edição do projeto “Conheça São Bento’’. Os locais visitados foram a Sociedade Literária São Bento, Hotel Urupês e o Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, todos localizados no centro da cidade.

O primeiro local a ser visitado foi a Sociedade Literária São Bento, que existe desde 1881 e reúne cerca de 25 mil livros em idioma alemão e 20 mil livros no idioma português. Localizada na Avenida Argolo, a Sociedade Literária São Bento foi fundada em 15 de outubro de 1881 com o nome de Lese-Verein. Antes de se instalar no atual endereço, o espaço passou por mais quatro endereços. Em junho de 1941, se instala definitivamente na Avenida Argolo, imóvel construído na década 1920 e que foi adquirido pelo Sr. Augusto Klopmeier. Durante a visita, os integrantes do Conselho de Turismo – COMTUR puderam conhecer a sua estrutura física, acervo exclusivo e sobre a história deste lugar emblemático e importante para a literatura.

Logo após, o local a ser visitado pelo grupo foi o Hotel Urupês, também localizado na Avenida Argolo. A proprietária Leda Mariani e o colaborador Eliel Lopes Pereira recepcionaram e ofereceram um café da manhã para o grupo. Em seguida, foi apresentada a estrutura física do estabelecimento, que hoje conta com 32 apartamentos amplamente equipados e decorados.

Para encerrar, a última visita técnica do dia foi feita no Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff. Criado pela Lei nº 78, de 20 de setembro de 1967, no governo do então prefeito Sr. Otair Becker, o Museu Municipal de São Bento do Sul inicia seu trabalho reunindo peças de importância Histórica para a cidade. A inauguração do Museu foi no dia 23 de setembro de 1971, no governo do então prefeito Ornith Bollmann. O museu Municipal de São Bento do Sul passou a ser chamado Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, em homenagem ao médico que mandou construir a casa, no governo do então prefeito Odenir Osni Weiss. O Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff conta com vasto acervo de peças históricas, expostas em salas temáticas: Sala de Música, Artigos Sacros, Sala de Louças, Sala das Comunicações, Sala das Ferramentas, Máquinas agrícolas e artigos de Montaria, artigos de cozinha, máquinas de costura, relógios e ferros de passar roupa, máquinas de escrever e calcular, quarto, objetos escolares, de iluminação e móveis artesanais.

Um dos principais objetivos do “Conheça São Bento’’ é conhecer os empreendimentos turísticos do município, por meio de visitas técnicas, para ampliar o conhecimento sobre o turismo de São Bento do Sul. O público-alvo deste projeto são os empreendimentos participantes do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, de São Bento do Sul. Durante as visitas, os participantes conhecem a estrutura física do empreendimento, quadro de colaboradores e serviços oferecidos pelo local. Além disso, conhecer os atrativos turísticos públicos e privados também fazem parte do projeto. Ao fim de cada visita, os participantes poderão fazer uma avaliação qualitativa dos estabelecimentos e se tornarem propagadores das informações turísticas do município.

Fotos: Antonio de Oliveira / André Huscher.

André Huscher – DRT 2867/SC

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Samae está com inscrições abertas para concurso público

Nesta semana iniciou o período de inscrições para