OPERAÇÃO PROGRESSIVE III: POLÍCIA MILITAR NO COMBATE ÀS DROGAS

OPERAÇÃO PROGRESSIVE III: POLÍCIA MILITAR NO COMBATE ÀS DROGAS

- in Rio Negrinho
1296
0

No período de carnaval em Rio Negrinho, a Polícia Militar deflagrou a “OPERAÇÃO PROGRESSIVE III”, com o objetivo de reprimir o tráfico, o uso e a posse de substâncias entorpecentes, além de outros crimes decorrentes das drogas no município.
Referida operação, foi motivada pela abordagem de diversas pessoas com entorpecentes, as quais estavam no município para participar de um festival que ocorria entre os dias 09 a 14 de fevereiro, bem como pelas diversas apreensões de drogas feitas em eventos anteriores realizados no mesmo local.
No total, foram abordados aproximadamente 250 veículos, resultando na prisão de duas pessoas, sendo uma delas por tráfico de drogas e outra que possuía mandado de prisão pelo mesmo crime. Além disso, 91 (noventa e uma) pessoas estavam em posse de substâncias entorpecentes diversas, as quais foram compromissadas e responderão pelo crime de posse de drogas junto ao Fórum da Comarca, sendo lavrados os respectivos Termos Circunstanciados pelo delito previsto no Artigo 28, da Lei nº 11.343/06 (Lei de drogas).
Ao todo, foram apreendidas as seguintes substâncias:
-MACONHA: 829,71g
-LANÇA PERFUME: 24ml
-COCAÍNA: 1,25g
-ECSTASY: 09 comprimidos
-LSD: 35 micropontos
-HAXIXE: 3,6g
-ARGYREIA NERVOSA (LSA): 38,7g
-COGUMELOS ALUCINÓGENOS: 8,3g
-KUMBAYÁ COM MACONHA: 71,5g
-RAPÉ: 17,5g
-BOLINHOS (cupcakes) COM MACONHA NA COBERTURA: 41 unidades

Destaca-se a variedade de entorpecentes apreendidos, pois muitos deles há pouco tempo ainda não eram encontrados no município, o que permite concluir que o comércio local de entorpecentes está sendo renovado, a cada novo evento da mesma natureza que ocorre em Rio Negrinho.
Para realização das barreiras policiais, foram empregadas guarnições de radiopatrulha, equipes de operação, Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), policiamento K9 (com cães), uso de drone, dentre outros. Para tanto, a operação contou com o apoio do 23° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Bento do Sul, do 14º BPM de Jaraguá do Sul e da Guarnição Especial de Mafra. A operação teve também apoio do Ministério Público de Rio Negrinho.
A Polícia Militar, que já é preocupada com a prevenção das drogas no município, a exemplo do programa PROERD que visa orientar as crianças sobre os malefícios do uso de drogas, cumpre com seu dever de garantir a segurança da população e também reprimir o comércio e uso de entorpecentes em Rio Negrinho, pois várias são as consequências negativas da entrada de drogas no município, a exemplo do aumento do número de furtos, roubos e outros crimes.

Texto: 2º Tenente PM Cleverson Kalil de Souza

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Inclusão de deficientes em eventos é tema de encontro

Incentivar a inclusão de pessoas com deficiência nos