Piên: “O Município que eu quero”

Piên: “O Município que eu quero”

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Projeto da Escola Municipal Alminda Antônia de Andrade envolve seus alunos em atividades práticas e pesquisas sobre a cidade de Piên

O Município que eu quero
Uma educação de qualidade vai além do que está previsto no currículo escolar. É importante que o processo de ensino-aprendizagem dialogue o tempo todo com a prática e com a realidade diária vivenciada pelos alunos. Pensando nisso, a Escola Municipal Alminda Antônia de Andrade, por meio da professora Aleçandra Schier, desenvolve o projeto “O Município que eu quero”, com os alunos do 3º ano A, o qual abrange atividades práticas e de pesquisas sobre a cidade de Piên.

A ideia do projeto surgiu a partir do que estabelece o currículo escolar, de que, no 3º ano do ensino fundamental, os conteúdos trabalhados em Geografia e História sejam referentes ao município. A partir daí, a professora começou a desenvolver uma sequência de atividades interdisciplinares com seus alunos. “O objetivo deste projeto, além de trabalhar conteúdos que se referem à cidade, é também levar os alunos a refletirem sobre os aspectos positivos, sobre benefícios que a população já tem recebido do poder executivo e legislativo, em relação à saúde, educação, segurança, entre outros, assim como sobre aspectos que ainda podem ser melhorados”, explica Aleçandra.

Para a professora, as atividades realizadas por meio do projeto, além de contemplarem o currículo que deve ser trabalhado, também proporcionam momentos de reflexão, aprimorando o conhecimento dos alunos sobre aspectos que contribuem para um município melhor. “Lembrando que também estão sendo priorizados os valores humanos que são importantes para o bom convívio social, como amizade, respeito, solidariedade, paz, justiça, dignidade, entre outros, pois não faz sentido um município estar bem estruturado no atendimento aos seus munícipes, se não tivermos uma boa convivência em comunidade, pois, juntos, unidos, nos respeitando e colaborando uns com os outros, vamos contribuir de forma significativo para termos ‘o município que nós queremos’”, observa a professora.

Aprendendo na prática
Dentro de cada área de conhecimento, a professora abordou diferentes aspectos relacionados à cidade. Na disciplina de Geografia, foi trabalhada a extensão territorial e o número de localidades que fazem parte de Piên. “Dentro desta perspectiva, discutimos sobre a dificuldade para a Prefeitura em atender e cuidar de toda essa extensão. Aproveitando este dado, fizemos um levantamento de atitudes que podem auxiliar no desenvolvimento e melhoria do Município. Assim, selecionamos uma ‘palavra-chave’ para cada comunidade e confeccionamos um mapa”, explica Aleçandra.

O Município que eu quero

Em História, a professora abordou a organização dos poderes, ou seja, como está estabelecida a hierarquia no Município: prefeito e sua equipe (secretários) e vereadores. “Os alunos aprenderam sobre o período de gestão do atual prefeito, como é formada sua equipe de trabalho, como acontece o atendimento da Prefeitura à população, quantos vereadores há em Piên e quais são eles. Também estudamos as suas respectivas funções e de que forma contribuem para o desenvolvimento da cidade”, ressalta a professora. Para complementar, a turma recebeu a visita um dos representantes do legislativo, o vereador Joel Cavalheiro, que explicou sobre o seu trabalho e como a Câmara contribui para auxiliar a Prefeitura na realização de obras, projetos e melhorias, de forma que as necessidades da população pienense sejam atendidas. As crianças também visitaram o Centro da cidade para conhecer locais importantes, como praças, igrejas, Prefeitura, Câmara, Parque Municipal de Eventos e Casa da Memória.

O Município que eu quero

Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos aprenderam sobre a finalidade e estrutura do gênero textual “folder” e confeccionaram o folder “O Município que eu quero”, com a uma mensagem coletiva elaborada pela turma. “As crianças também confeccionaram um livrinho com a história de Piên e produziram um poema sobre o Município. E, mais para frente, ainda vão fazer um texto sobre tudo o que foi aprendido até então”, destaca. Durante a realização do projeto, todos os dias também foram realizadas leituras de notícias sobre Piên. Em Matemática, foi trabalhado com alguns números, como a idade de Piên, número de habitantes de acordo com o IBGE, entre outros. “São dados importantes e que devem ser de conhecimento dos alunos. Com esses números em mãos, foram realizados problemas matemáticos, decomposição de números, sistema monetário, entre outras atividades”, finaliza.

O Município que eu quero

O Município que eu quero

O prefeito Livino Tureck ressalta a importância desse projeto para os estudantes pienenses. “Trazer esses temas para os nossos alunos, sem dúvidas, enriquece o nosso ensino, ao mesmo tempo em que traz a cidadania para a sala de aula, formando uma sociedade mais consciente e conhecedora das funções e atribuições de cada poder constituído em nosso Município. Parabéns à professora e à escola pela realização desse brilhante projeto”, destaca.

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