Novos vereadores mirins vão receber capacitação da Escola do Legislativo

Novos vereadores mirins vão receber capacitação da Escola do Legislativo

- in Rio Negrinho
111
0

Novos vereadores mirins vão receber capacitação da Escola do Legislativo
Está confirmada para o próximo mês uma capacitação para os 12 novos vereadores mirins de Rio Negrinho, eleitos e empossados em abril. A ação será promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no dia 14 de junho na sede do legislativo rio-negrinhense. A notícia foi dada durante encontro do presidente Abel Hack, e do coordenador do programa, Ney Maia, com o coordenador da Escola, Américo Nascimento, nesta quinta-feira, em Florianópolis.
O presidente Abel Hack destacou a importância deste trabalho para a formação de jovens conscientes e preparados para contribuir com a sociedade em que estão inseridos. “As pessoas precisam ter essa visão acerca da necessidade de inserirmos, cada vez mais os jovens na política. Para tanto precisamos deixá-los preparados, para terem autonomia para falar sobre o tema tanto no seu ambiente famíliar como com seus amigos”, opinou.
Processo Legislativo, função do Vereador, Ética e Cidadania, além de Oratória e Técnica Legislativa estarão entre os assuntos a serem apresentados para os parlamentares mirins. Hack ainda destaca que o projeto deve ser visto como um investimento com foco no futuro do desenvolvimento do município, através dos jovens.
“Somos, na condição de vereadores, representantes da comunidade, mas não podemos deixar de oportunizar esse aprendizado aos novos parlamentares frente ao cenário político que vivemos na atualidade, buscando desenvolver neles o senso de cidadania e democracia para colhermos, lá na frente, uma cidade, um estado e um país melhor”, frisou.
Para o coordenador do programa, Ney Maia, além da capacitação do próximo mês, várias outras atividades deverão ser desenvolvidas com os jovens no decorrer desta legislatura. “Realizamos mensalmente uma capacitação interna com eles, mesmo assim buscaremos cada vez mais a participação dos mirins nas atividades do município”, destacou. “Queremos promover o debate durante as reuniões com o objetivo de torná-los mais participativos em meio a sociedade em que vivem”, completa o coordenador.
A participação dos alunos, através de um sistema de rodízio das escolas, para acompanhar as sessões ordinárias – que acontecem mensalmente sempre na segunda segunda-feira de cada mês – bem como a participação, no mês de novembro, no Encontro Estadual em Florianópolis, estão entre as ações que deverão ser colocadas em prática no decorrer de 2018.

Texto e foto: Edson Frankowiak

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

ANIMAL SILVESTRE FERIDO É ENCAMINHADO À POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL

Na manhã de sábado, 20, o COPOM (Central