Mais de 340 pienenses são imunizados no Dia D de vacinação contra a gripe

Mais de 340 pienenses são imunizados no Dia D de vacinação contra a gripe

- in Piên
170
0

Durante a campanha, que segue até o começo de junho, foram atingidos 1249 moradores dos grupos prioritários, alcançando 57,01% de todo o público-alvo a ser imunizado

No último sábado (12), 349 moradores pienenses foram imunizados contra a gripe Influenza durante o Dia D de vacinação. Em Piên, nove Unidades e Postos de Saúde atenderam em horários especiais para facilitar o acesso e atingir uma maior cobertura vacinal na cidade.

No Município, assim como em todo o Paraná, a meta é vacinar, pelo menos, 90% do grupo prioritário durante a campanha, que inclui: crianças (de seis meses a menores de cinco anos), idosos (de 60 anos ou mais), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários de saúde, indígenas, portadores de comorbidades, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas.

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza começou no dia 23 de abril e segue até o dia primeiro de junho, com atendimentos diários na Unidade de Saúde Centro e Postos de Saúde de Trigolândia e Campina dos Maia, de segunda a sexta-feira, das 8horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30. Até o dia de hoje (15), já foram vacinadas 1289 pessoas, atingindo 57,10% do público-alvo a ser imunizado. “Alertamos para que todas as mamães tragam seus filhos para vacinar o quanto antes e para que os trabalhadores da área da saúde e professores nos procurem para se imunizar. Esses são os principais grupos de risco, por isso precisam procurar as Unidades de Saúde o mais cedo possível”, alerta a enfermeira chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Mara Harbs.

Sobre a gripe

A Influenza é uma doença respiratória de origem viral, com alto potencial de transmissão e rápida disseminação, podendo levar ao agravamento ou morte. A gripe é transmitida por meio de secreções das vias respiratória da pessoa contaminada, ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Os sintomas são febre alta, calafrios, dor de cabeça e muscular, mal estar, tosse seca, entre outros. A Secretaria da Saúde do Estado divulga, semanalmente, o Boletim da Influenza. Segundo o último informe, o Paraná contabilizava 73 casos de síndrome respiratória aguda e oito óbitos por influenza.

De acordo com Ana Mara, a vacina é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença. “A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo”, destaca a enfermeira. “Mas, há outras medidas importantes que ajudam na prevenção, como lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar tocar olho, nariz e boca; se alimentar bem e beber bastante água, evitar contato com pessoas com sintomas da gripe e manter os locais bem arejados.”

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Ponte Alta é próxima comunidade a participar do programa “Prefeitura + Perto”

O evento ocorre neste sábado (26), das 8