Farmácia Viva e Hortas Comunitárias despertam interesse de outros municípios

Farmácia Viva e Hortas Comunitárias despertam interesse de outros municípios

- in São Bento do Sul
394
0

O Farmácia Viva tornou-se referência e ontem (3) recebeu em São Bento do Sul uma comitiva do município de Lebon Régis. A comitiva formada por profissionais da Secretaria de Saúde do município, veio a São Bento do Sul para conhecer o programa também as Hortas Comunitárias, pois há grande interesse em implantar uma horta na área da unidade de saúde daquele município.

Estiveram em São Bento do Sul a secretária de Saúde de Lebon Régis, Nadia Maciel; a enfermeira Cristiane Antunes Scussiato; a coordenadora de atenção básica Maiara Ribeiro; o médico Efraus Alexandro Baquero Hartmann; as Agentes de Saúde Chaiane da Silva Lourena, Serli Castro dos Santos e Thais Ferreira de Souza Garcia; a nutricionista Vanessa Kelly Henquel e a psicóloga Maiara Bolzani.

A comitiva foi recebida pelo prefeito Magno Bollmann, secretária de Assistência Social Fábia Mengarda Bellarmino, chefe de divisão de proteção social básica Solange Foggiatto, coordenadora do programa Farmácia Viva Dra. Ana Carla Koetz Prade; coordenadora das hortas comunitárias Fânia Rosa Sossa, pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Alan Ferraz Lemke, e pelas voluntárias das comunidades que atuam nas hortas comunitárias.

Conforme comentou a enfermeira Cristiane Antunes Scussiato, o objetivo da visita foi realmente conhecer o projeto de São Bento do Sul para implantar em Lebon Régis uma horta comunitária e posteriormente as plantas medicinais.

“Possuímos um espaço no terreno da Unidade de Saúde do município, e estamos aqui para buscar ideias de como fazer o projeto e implantar lá. Como vocês são referência, estamos aqui para aprender”, disse Cristiane.

Todos visitaram a horta comunitária do bairro Mato Preto, onde ouviram uma apresentação sobre as hortas, Farmácia Viva, e sobre a integração das atividades com as áreas da Assistência Social, Educação, Agricultura, Meio Ambiente e Saúde.

O prefeito Magno Bollmann fez questão de enfatizar esta interação entre as secretarias. “Todo o trabalho envolve profissionais das diversas secretarias, e como possuímos esta perfeita integração, podemos comemorar os ótimos resultados das ações”, disse.

Após toda a troca de informações na horta do bairro Mato Preto, todos seguiram para a horta do bairro Centenário, onde as conversas prosseguiram até o final da tarde.

O prefeito Magno Bollmann se disse muito feliz com o trabalho de todos os envolvidos. “Todos os profissionais envolvidos das diversas secretarias estão fazendo um excelente trabalho, e a prova disso é o reconhecimento e a visibilidade que nossos programas estão conquistando não só em nosso estado, mas em diversas regiões do país”, finalizou.

O programa Farmácia Viva que foi implantado no município no ano passado vem despertando cada vez mais o interesse de diversos outros municípios de Santa Catarina e de outros estados do país.

No final do mês de setembro, por exemplo, a coordenadora do programa, Dra. Ana Carla Koetz Prade, esteve no município de Itaú de Minas no estado de Minas Gerais realizando uma apresentação do Farmácia Viva para o Estado.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Estado deve garantir acompanhamento especializado para alunos deficientes auditivos

A 1ª Câmara de Direito Público do TJ