Epagri emite alerta para baixo volume de água na região

Epagri emite alerta para baixo volume de água na região

- in Rio Negrinho
2178
0

Agricultura já sente os reflexos da falta de chuva. Represa em Volta Grande está bem abaixo do nivél
Região

Cinco rios de Santa Catarina estão em estado de emergência devido ao baixo volume de chuva registrado no Estado durante o mês de agosto, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/ Ciram.
Outros sete rios estão em situação de alerta, que é quando o rio está próximo ao nível crítico. O nível desses rios pode comprometer o abastecimento de água em algumas regiões.
Embora o alerta se aplique a todas as regiões catarinenses, os rios em estado de emergência são dos municípios de José Boiteux, São João Batista, São Martinho, Braço do Norte e Concórdia.
Os rios em situação de alerta passam pelos municípios de Forquilhinha, Canoinhas, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho, conforme o aviso hidrológico.
Segundo a Epagri/ Ciram, enquanto a situação não se normalizar, é fundamental que os moradores dessas cidades utilizem apenas o necessário de água para as atividades diárias.

Ronconi vê situação com preocupação
O prefeito de Rio Negrinho, Jujlio Ronconi diz que a questão é preocupante, especialmente no setor agricula, que prevê grandes perdas, também vê problemas com relação ao turismo em Volta Grande. Quanto ao abastecimento de água, a situação está normalizada por enquanto já que o abastecimento não depende da represa de Volta Grande e sim dos rios, mas sugere que a população economize o máximo a água.

De acordo com a tabela dos níveis de rios, os CH Jacutinga, BH do Rio Tubarão, BH do Cubatão do Sul, BH do Rio Araranguá, BH do Rio do Peixe, BH do Rio do Chapecó,BH do Rio Itajaí-Açú, BH do Rio Canoinhas, CH Rio Negro e BH do Rio Tijucas, encontram-se em regime hídrico extremo, para a seguinte situação hidrológica:
ESTIAGEM:

EMERGÊNCIA: Forquilhinha, Eta Casan – Montante, Saltinho, Chapadão do Lageado, José Boiteux, Ponte Moratelli, Timbó Novo, São João Batista, São Martinho – Jusante, Coronel Passos Maia, Rio das Antas, Ponte R. João Suzin Marinie Fazenda Souza;

ALERTA: Canoinhas – CASAN, Apiúna – Régua Nova, Joaçaba I e Foz do Rio Negrinho.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Dano moral para homem baleado após ser confundido com assaltante em ação policial

A 5ª Câmara de Direito Público do TJ