Ecopontos e LEV entregues à comunidade

Ecopontos e LEV entregues à comunidade

- in Sem categoria
558
0

Esta quarta-feira (25) marcou a entrega de mais dois importantes locais para a destinação de materiais que não são mais utilizados pela população. O Samae de São Bento do Sul realizou a inauguração de um Local para Entrega Voluntária – LEV, e um Ecoponto.

Conforme o diretor-presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom, o LEV pode receber restos de materiais de construção civil, restos de podas, galhadas, madeiras, eletrodomésticos, entre outros. Todo o material deve ser levado até a unidade do LEV, localizado na rua Ladislau Jelinsky, no bairro Brasília.

Já os ecopontos podem receber diversos tipos de materiais recicláveis, como óleo de cozinha, garrafa pet, tampa, vidro, plástico, papel, papelão, embalagem longa vida, alumínio, pilha, bateria e eletrônicos.

Grande parte do material depositado nos ecopontos vai para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento, com exceção dos eletrônicos, sob responsabilidade da SBS Reciclagem.

“O LEV é uma novidade em São Bento do Sul, para que materiais em grandes e pequenas quantidades tenham uma destinação correta, que não seja em barrancos, nas ruas ou contaminando nascentes”, comentou Fridolino.

Autor da indicação do LEV, o vereador Marco Redlich lembrou que a ideia não nasceu sozinha. “Toda equipe do Samae já vinha trabalhando com diversas sugestões de melhorias para potencializar as ações de recolhimento de resíduos em São Bento Sul. Viabilizei algo que já trabalhávamos dentro do Samae, entregando o LEV para a utilização da comunidade”, disse Marco.

Além disso, o LEV conta com um depósito para lâmpadas, onde toda a comunidade pode fazer o depósito voluntariamente. “As lâmpadas passam por um processo de descontaminação e recebem a destinação correta”, explicou.

O prefeito Magno Bollmann enalteceu a importância em adotar esses princípios como um exemplo de educação ambiental, e parabenizou a iniciativa do Samae. “Projetos como estes servem para conscientizar a população de que existe um lugar para destinar esses tipos de materiais”, comentou.

Magno destacou ainda que, com isso, a Cooperativa de Catadores terá semanalmente um material para poder colocar 30 famílias que sobrevivem daquilo que é jogado fora. Por fim, lembrou do trabalho realizado desde o início pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri, que em seu começo se trabalha a questão promocional, e por fim, a sustentação do trabalho.

Ecopontos
Já são cinco Ecopontos entregues à comunidade, dois deles com parceria de a Condor S.A. e Oxford. Os próximos a serem inaugurados serão do Serra Alta e do bairro Rio Vermelho – Estação, na sexta-feira (27).

Próximas entregas:
27/07 – Serra Alta (em frente à Praça do CEU);
27/07 – Rio Vermelho Estação (ao lado da Associação de Moradores, na Rua Antônio dos Santos);
31/07 – Loteamento Alpestre (ao lado do CEIM Silvio Ivens Grossl e ao lado do Ponto de ônibus)
01/08 – Mato Preto (próximo a Associação de Moradores).

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

POLÍCIA MILITAR DE SÃO BENTO DO SUL CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO

Policiais Militares do 23ºBPM, acompanhados de Oficiais de