EBM Carlos Döetsch completa 40 anos de uma linda história com a comunidade

EBM Carlos Döetsch completa 40 anos de uma linda história com a comunidade

- in São Bento do Sul
128
0

A noite de sexta-feira, 23, foi muito especial para a comunidade da EBM Carlos Döetsch, no bairro Alpino.
A equipe da escola preparou um evento especial para comemorar a passagem dos 40 anos de história da Carlos Döetsch.

Em evento que contou com a presença do prefeito interino Marcio Dreveck, do presidente da Câmara de Vereadores, Edimar Geraldo Salomon, da secretária de Educação Rosemari Strack Cândido, da diretora da escola, Rosane Aparecida Ferreira, presidente da APP, Marlene Aparecida Fagundes dos Anjos Sempticowski, do presidente do Conselho Escolar, Luis Vanderlei Rambo, e ainda mais de cem pessoas da comunidade escolar, o que se viu foram belíssimas apresentações de alunos para homenagear a especial data.

Durante as mensagens da noite, a diretora Rosane Aparecida Ferreira destacou a alegria de atuar na escola. “Aqui fui muito bem recebida, e o ambiente é familiar, com uma comunidade muito receptiva. É uma grande alegria estar aqui nesta escola”, disse Rosane, que ainda enfatizou a dedicação de todos os funcionários para produzir a noite especial de aniversário na escola.

A secretária de Educação Rosemari Strack Cândido elogiou o trabalho e toda a comunidade escolar. “O trabalho que vocês tiveram para fazer e enfeitar tudo, e ainda preparar este bolo lindo torna esta noite especial. Se vocês não viessem nada disso teria sentido”, disse Rosemari referindo-se também à comunidade presente.

O presidente do Legislativo, Edimar Geraldo Salomon, resumiu toda a noite em uma mensagem: “esse é o caminho. O único caminho que nós temos para a vida chama-se educação”, finalizou.

O prefeito em exercício Marcio Dreveck falou ao público que a escola Carlos Döetsch lembra muito de sua infância, quando estudou no interior.
O prefeito também destacou o apoio do senhor Leopoldo Zeithammer, que há 40 anos, juntamente com sua esposa Lenira Cacilda Zeithammer realizaram esse grande gesto que foi a doação das terras para o município instalar a escola na comunidade.

Em um dos momentos da noite, a secretária de Educação Rosemari Strack Cândido reuniu-se com a diretora da escola, Rosane Aparecida Ferreira, e também com Renilda Binner, segunda diretora da história da escola, e com Leila Regina Tischner, sexta diretora da escola.

Homenagens
Durante a solenidade o casal Leopoldo Zeithammer e Lenira Cacilda Zeithammer foi homenageado. O motivo desta homenagem foi o ato praticado pelo casal no ano de 1978, quando doaram uma área de 5.000 m² para que ali fosse construída o que é hoje a Escola Básica Municipal Professor Carlos Döetsch.

E para homenagear a escola, diversas apresentações foram realizadas pelos alunos:
Os alunos da pré-escola com a professora Adriana Batista da Silva apresentaram as músicas – Dia de alegria e dia de festa.
Os alunos dos 3º e 4º anos, orientados pela professora Leila Regina, apresentaram a música Minha Escola Carlos Döetsch, de autoria da própria professora.
Já a turma do período integral, ensaiada pela professora Lígia Morriesen, da oficina de teatro e dança, apresentou a música Parabéns.
Já os alunos do 5º ano apresentaram a canção Parabéns Carlos Doestch.
E encerrando, a aluna Thalya Fagundes Sempticowski leu uma mensagem em homenagem à escola.

E ao final das homenagens, todo o público foi convidado para saborear um pedaço do bolo de aniversário gigante preparado pela equipe da escola.

História da EBM Professor Carlos Döetsch
Com uma professora e 12 alunos da 1ª à 4ª série, a unidade escolar iniciou seus trabalhos com a denominação de Escola Isolada Municipal Estrada do Paraná.
Em 23 de abril de 1986, o prefeito em exercício Dr. Genésio Tureck conferiu por lei, após aprovada na Câmara Municipal, a criação do Centro de Educação Pré-Escolar Sítio Feliz.
Na data de 28 de novembro de 1988 foi realizada a Escritura Pública de Doação em favor da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, onde o casal Leopoldo Zeithammer e Lenira Cacilda Zeithammer doou uma área de terras correspondente a 5.000m² aonde se localiza a Escola Carlos Döetsch.
Já em 1995, o prefeito em exercício Frank Bollmann, alterou a denominação da Escola Reunida Municipal Carlos Döetsch para Grupo Escolar Municipal Carlos Döetsch.
E em 2008, na gestão do prefeito Fernando Mallon, houve nova alteração na denominação da escola para a atual Escola Básica Municipal Professor Carlos Döetsch.

Atualmente o quadro de funcionários da escola conta com duas merendeiras, dois auxiliares de serviços, três atendentes educativas, seis professoras, uma coordenadora e uma diretora.
A EBM Professor Carlos Döetsch atende alunos da pré escola ao 5º ano, sendo 28 alunos na pré escola e 94 do 1º ao 5º ano.
A unidade ainda conta com período integral que atende 83 crianças de pré escola ao 5º ano, onde são desenvolvidas atividades nas oficinas de desporto, recreação, jogos de tabuleiro e mesa, teatro, dança, artesanato, meio ambiente e acompanhamento pedagógico de português e matemática.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Samae está com inscrições abertas para concurso público

Nesta semana iniciou o período de inscrições para