Dermatologista Dra Beatriz alerta para risco de câncer de pele

Dermatologista Dra Beatriz alerta para risco de câncer de pele

- in Personagem da Semana, São Bento do Sul
829
0

A Dra. Beatriz Navrotski, que atua em São Bento do Sul e Rio Negrinho, recebeu o Jornal Liberdade para falar sobre a importância da prevenção do câncer de pele. “Com a chegada do verão, as pessoas ficam mais expostas aos raios solares, isso é preocupante pois as chances das pessoas desenvolverem câncer de pele aumenta com a exposição solar sem proteção”, observa.
Segundo a médica os raios solares estão cada vez mais agressivos. “Muitas vezes as pessoas não sabem dos riscos que estão correndo sem uso de proteção solar, dai a importância de aplicar o protetor”, alerta. A profissional orienta evitar a exposição solar entre o horário das 10 às 16 horas, quando há mais riscos de queimaduras. “Os adultos e as crianças acima de 6 meses devem aplicar o protetor solar a cada 2 horas quando expostas ao sol, e o fator do protetor deve ser de pelo menos 30,” alerta.
A Dra Beatriz comenta ainda que é muito importante lembrar da hidratação oral no verão, ingerindo água e sucos naturais, ”Isso ajuda a cuidar da pele”, lembra.
A dermatologista destaca ainda que existe medicamentos chamados “protetores solares orais”, os quais agem como antioxidantes e são comercializados sobre argumento de proteger a pele. “Esses medicamentos não substituem a aplicação do protetor solar”, ensina.
Outro alerta é com relação aos trabalhadores, que também devem se proteger, seja no campo ou na cidade. “Até um tempo atrás os agricultores não tinham por hábito utilizar protetor solar, mas hoje eles estão mais atentos a essa questão. Cada vez mais os profissionais do campo tem cuidado com o sol, o que ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer de pele”, revela.
A Dra. Beatriz é formada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui residência médica em Dermatologia pelo Hospital Santa Casa de Curitiba. Natural de Guarapuava no Paraná ela tem se dedicado ao trabalho nos dois municípios. “Adoro as duas cidades”, comenta.
Em São Bento do Sul o atendimento é na Rua Dom Pedro II, 403, sala 23, atende pelo telefone 3633-7174 e em Rio Negrinho o atendimento é na Rua Henrique Schwartz, 26, sala 5, e o telefone é 3058-9759.

Sobre Câncer de Pele
Os cânceres de pele podem ser divididos em câncer de pele não melanoma e câncer de pele melanoma. Dentre os cânceres não melanoma, há o carcinoma basocelular(CBC) que é o mais frequente e menos agressivo, e o carcinoma espinocelular ou epidermóide (CEC), mais agressivo e de crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular. Aproximadamente 80% dos cânceres de pele não melanoma são CBC e 20% são CEC. Já o melanoma cutâneo, o mais perigoso dos tumores de pele, tem a capacidade invadir qualquer órgão e espalhar pelo corpo. O melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro.

Exposição solar
Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para câncer de pele. Isso porque a exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco dela ter um câncer de pele.

Premiação Internacional
Com o objetivo de oferecer as melhores opções de tratamento aos seus pacientes, durante todo o mês de Outubro a Dra Beatriz esteve atualizando seus conhecimentos na área de Dermatologia da Cleveland Clinic, considerado o segundo melhor hospital dos Estados Unidos. Ela recebeu a oportunidade através de uma premiação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela companhia farmacêutica Galderma. A equipe do Jornal Liberdade parabeniza a jovem profissional pela conquista .

O amor pela profissão
Questionada o motivo que Beatriz escolheu a área de dermatologista, a resposta veio logo. “Acho que é o motivo principal é melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com alterações da pele. Essa é uma área em que os tratamentos fazem o paciente se sentir valorizado e melhorar sua auto estima”, finaliza .

sbsonline.com.br. Todos os direitos reservados
A republicação está autorizada desde que citada a fonte

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Quase meio século dedicados às doçuras

Nos eventos que participam comercializando o tradicional algodão