ADOLESCENTES EM CASA DE ACOLHIMENTO INICIAM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

ADOLESCENTES EM CASA DE ACOLHIMENTO INICIAM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

- in São Bento do Sul
120
0

Os adolescentes da região atendidos pelo programa de acolhimento do Estado iniciaram o programa de capacitações de 2018. A aula inaugural foi realizada no Senai, na última quinta-feira. A iniciativa é do programa Novos Caminhos, que busca qualificar e inserir os participantes no mercado de trabalho.
Essa é a segunda turma a ser capacitada. Os 12 participantes do programa deste ano são adolescentes que vivem em abrigos sob a proteção do Estado ou em famílias acolhedoras. Na aula inaugural, o Jovem Embaixador do Movimento Santa Catarina pela Educação, Eduardo Plantes dos Anjos Kutach, disse para os adolescentes planejarem suas vidas, insistirem em seus objetivos e nunca deixarem de estudar.
Ex-participantes do programa Novos Caminhos deram seus depoimentos e mostraram a importância da qualificação para suas vidas pessoais e para o encaminhamento ao mercado de trabalho. “Tive muitos motivos para desistir, mas o apoio que recebei me ajudou a persistir”, disse Hilton Massohiro Hayashe.
Anderson Roberto Alves, que cresceu em casa de família acolhedora e atualmente trabalha no Senac, deixou uma mensagem de apoio aos atuais participantes: “Já tropecei algumas vezes e afirmo que é muito mais fácil criticar, desistir ou culpar o meio em que vivemos. Mas quando você tem um sonho e pessoas que te orientam, um dia você chega lá”, afirmou.
Presente na aula inaugural, o juiz da vara da infância de São Bento do Sul contou sua história de vida e sua dedicação intensa aos estudos para conseguir alcançar seu objetivo profissional. “”Tudo na vida é luta e todos temos que lutar. Tenhamos força para enfrentar os desafios. E, como motivação, pensem no que vem depois da conquista”, sugeriu Rafael Espíndola Bernadt.
O programa de qualificação será desenvolvido pelo Senai, Sesi, IEL – Instituto Euvaldo Lodi e Senac. O programa aborda temas técnicos e comportamentais, como marketing pessoal, desenvolvimento de carreira, ética e conduta no trabalho, informática e cursos da área técnica a serem escolhidos pelos próprios adolescentes.
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Fiesc – Federação das Indústrias de Santa Catarina, juntamente com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Associação dos Magistrados Catarinenses, Ministério Público de Santa Catarina, Ordem dos Advogados do Brasil e Fecomércio.

Facebook Comments

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Samae está com inscrições abertas para concurso público

Nesta semana iniciou o período de inscrições para