60 vagas de estacionamentos serão extintas

60 vagas de estacionamentos serão extintas

- in São Bento do Sul
1321
1

A partir deste mês, mais precisamente no dia 20, sábado, o público já poderá sentir na prática uma das mudanças que surgirão na cidade com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob, que está sendo elaborado pela Prefeitura através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, em parceria com Amunesc e UFSC.

O PlanMob deverá ser concluído e enviado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação de seu Projeto de Lei no mês de outubro, e algumas etapas já foram realizadas, como os seminários que contam com a participação da sociedade organizada, abordando os temas Sistema viário e tráfego; Uso e ocupação do solo;
Meio ambiente e patrimônio; Transporte coletivo e escolar; Transportes ativos e Acessibilidade; além das contagens volumétricas de veículos em diversos pontos e horários para estudos do tráfego, e ainda a audiência pública, que ocorreu no dia 5 de dezembro e contou com a participação de 80 pessoas.

Conforme explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, engenheiro civil Luiz Cláudio Schuves, “nós estamos nos dedicando muito à construção do PlanMob desde o mês de julho. Já passamos pelas fases de coleta de dados e agora temos condições de calcular e simular diversas situações para melhorar as condições de tráfego em nossa cidade”, disse.

Dados concretos
Um dos aspectos que merecem destaque nesta fase de construção do PlanMob, é que com os dados já coletados, principalmente do levantamento de fluxo de veículos, já há condições de aplicar algumas alterações com embasamento técnico, e esta condição ficará ainda melhor na próxima fase dos trabalhos, quando a equipe da UFSC disponibilizará um software específico para simulações reais de tráfego nas vias do município.

Schuves comentou que o software é alimentado pelos dados técnicos que foram coletados no município nesta primeira fase dos trabalhos, e com estes dados, situações reais poderão ser simuladas para a melhor aplicação prática.

“É assim que o PlanMob será construído para São Bento do Sul, com dados técnicos, concretos e estudados. Não temos espaço para achismos, o trabalho que está sendo desenvolvido é estritamente técnico e profissional”, disse o secretário de Planejamento e Urbanismo.

Mudanças na Barão do Rio Branco
O software ainda não foi utilizado, mas os dados técnicos colhidos já proporcionaram condições para aplicar uma alteração significativa no trânsito do município, e é esta a alteração que ocorrerá a partir do dia 20 deste mês, quando a rua Barão do Rio Branco contará com três pistas para o fluxo de veículos, e as vagas de estacionamento serão excluídas da via.

A mudança tem por objetivo permitir o melhor fluxo de veículos, que atualmente conta com diversos trechos de lentidão e até mesmo congestionamentos.

Todos os veículos que trafegam pela rua Felipe Schmidt (Banco do Brasil) poderão seguir sem parar para a rua Barão do Rio Branco, pois o tráfego que vem do trecho próximo ao Corpo de Bombeiros seguirá pela faixa da direita, não causando mais a parada de quem desce pela Felipe Schmidt.

Quanto às vagas de estacionamento que serão retiradas, a justificativa para esta ação também se dá por conta de sua utilização após o término do contrato por iniciativa da empresa que possuía a concessão para a exploração dos serviços de estacionamento rotativo no município.

Ao todo são 60 vagas que serão extintas. Estas 60 vagas poderiam atender aproximadamente 300 usuários ao longo do dia, caso a rotatividade do estacionamento fosse respeitada.

Como isto não está mais ocorrendo desde o término da concessão do estacionamento rotativo, são apenas algumas dezenas de usuários que se beneficiam das vagas, deixando seus veículos estacionados praticamente durante todo o dia nestes locais.

Assim sendo, prevendo uma ação positiva para a maioria da população que trafega pela região central da cidade, estas vagas serão extintas para o fluxo de veículos fluir com maior agilidade

Facebook Comments

1 Comment

  1. Mobilidade também na perspectiva de frases da Mafalda (Joaquín Salvador Lavado Tejón mais conhecido como Quino) ,
    1 “É assim que o PlanMob será construído para São Bento do Sul, com dados técnicos, concretos e estudados. Não temos espaço para achismos, o trabalho que está sendo desenvolvido é estritamente técnico e profissional”,
    “E se ao invés de planejar tanto a gente voasse um pouco mais alto?”
    “¿Y si en vez de planear tanto voláramos un poco más alto?” ( Gazeta 13 01 18 pagina 3 “ O Planob tem que priorizar os modais não motorizados….” A mudança de hábitos indicada no editorial não terá um estímulo com a alteração proposta na Rua B. do R. Branco. (“..eu deveria ter ido a pé também. A gente não aprende mesmo”)
    ”================
    2 nós estamos nos dedicando muito à construção do PlanMob desde o mês de julho. Já passamos pelas fases de coleta de dados e agora temos condições de calcular e simular diversas situações para melhorar as condições de tráfego em nossa cidade”, disse.
    Na mesma edição de A Gazeta …o item menos prioritário do Plan Mob são os veículos motorizados……)
    .”….é que com os dados já coletados, principalmente do levantamento de fluxo de veículos, já há condições de aplicar algumas alterações com embasamento técnico,..” .
    Os estudos compreenderão a Área de Influência Diretamente Impactada ?
    “E como sempre, é só a pessoa colocar os pés na terra e se acaba a diversão.”
    “Como siempre, apenas uno pone los pies en la tierra, se acaba la diversión”=============
    3 Na mesma edição de A Gazeta “ …apesar da chiadeira de comerciantes que se dizem prejudicados com a medida …” ´´E muito importante dispor /divulgar não apenas de dados mas também os relacionados com o ambiente e economia( impostos , salários nas empresas da área com a mudança proposta ). E os planos com o turismo. Acrescentará algo de relevo para o turismo na cidade essa modificação na Barão do R Branco ?
    “Como sempre: o urgente não deixa tempo para o mais importante.”
    “Como siempre: lo urgente no deja tiempo para lo importante”

    .”….é que com os dados já coletados, principalmente do levantamento de fluxo de veículos, já há condições de aplicar algumas alterações com embasamento técnico,..”
    . E na hipótese de surgirem dados que reformulem tal entendimento ? E os efeitos nas expectativas na comunidade que poderão reverberar em outras situações inclusive ?

    “Não será o caso que esta vida moderna está tendo mais de moderna do que de vida?”
    “¿No será acaso que esta vida moderna está teniendo más de moderna que de vida?”
    ==============
    4 “ mudança tem por objetivo permitir o melhor fluxo de veículos, que atualmente conta com diversos trechos de lentidão e até mesmo congestionamentos.”
    “Não é verdade que todo o tempo passado foi melhor. O que acontecia era que os que estavam na pior ainda não tinham se dado conta.” “No es cierto que todo tiempo pasado fue mejor. Lo que pasaba era que los que estaban peor todavía no se habían dado cuenta”
    Referencias:
    CULTURA ARGENTINA 15 Frases famosas da mafalda e seus amigos (http://www.depasseiopor.com/2015/12/frases-famosas-da-mafalda-e-seus-amigos.html) Gazeta 13 01 18 pagina 3

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode querer ler também...

Mais um empreendimento é anunciado para São Bento do Sul

O ano de 2018 iniciou com ótimas notícias